segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Secretaria de saúde realiza Palestra com o urologista Dr. Eliseu e encerra as atividades do Novembro Azul



A secretaria Municipal de saúde de Olho d’água, realizou um encontro de gerações que têm algo em comum: a necessidade de discutir e se prevenir contra o câncer de próstata. Esse evento, que fez parte de Conscientização sobre o Novembro Azul, aconteceu na tarde do sábado 01/12/2018, na escola Municipal Júlio Minervino de Carvalho. Cerca de cem homens assistiram à palestra. O palestrante Dr. Eliseu José de Melo Neto, médico urologista, falou sobre os fatores que podem levar ao desenvolvimento do câncer de próstata, pênis, entre outros, e sobre os cuidados que devem ser adotados com vistas a prevenir o surgimento do câncer, tais como: atividades físicas, alimentação, entre outros,  além de incentivá-los a procurar ajuda nas unidades de saúde. ‘‘Hoje em dia ainda tem sido muito tabu em relação ao homem de procurar um serviço de saúde para estar se prevenindo, é importante essa conscientização pra prevenir mais doenças e ter uma qualidade de vida melhor, então é importante estar dando atenção a essa parcela da população, que, em geral, costuma não procurar o médico’’.

Durante a palestra Dr. Eliseu falou de um dos principais provocadores de câncer, como cigarro, causador do Câncer de pulmão e que tem provocado a morte de milhares de pessoas. Segundo Dr. Eliseu uma pessoa não fumante reduz em 96% dos casos de Enfisema pulmonar. Ainda segundo o médico palestrante a principal causa de câncer de pênis é a falta de higiene e o mais grave é que a maioria dos homens só procura ajuda médica após muito tempo do surgimento da doença.

Assim como a campanha “Outubro Rosa” tem sua preocupação com as mulheres é preciso ter os devidos cuidados também com o homem, é algo que eles têm receio de falar, de procurar um médico, de falar sobre isso e o objetivo da palestra foi exatamente para que os homens acabem com os preconceitos sobre o assunto. Na oportunidade o prefeito Dr. Genoilton falou que as despesas decorrentes das atividades programadas para o Novembro Azul se torna insignificante diante do seu objetivo que é SALVAR VIDAS, pois uma vida não tem preço e que se aqueles que quiserem ter uma vida mais saudável devem procurar os profissionais de saúde, e que a gestão continuará voltada ao desenvolvimento de ações que visam ofertar à população do município atendimentos com vistas a que tenham uma vida mais saudável. No final do evento houve sorteios e distribuição de brindes e em seguida foi oferecido um coffee break.







                                                  OlhoD`águaNotíciasPB
Brasil
Paraíba
Deixe seu Comentário

0 comentários: