quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Paraíba tem 33.804 mesários inscritos para atuar nas eleições municipais de 2020

 


Ao todo, para as Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) registrou 33.804 mesários que irão trabalhar de forma voluntária nas eleições municipais desse ano. São 8.451 seções de votação e cada uma delas têm quatro mesários. O primeiro turno acontece no próximo dia 15 de novembro e o segundo no dia 29 de novembro.

 

Nas últimas eleições de 2018 o número de seções de votação era de 9.955 e cerca de 39.820 mesários estiveram em plantão. Os dados obtidos pelo ClickPB mostram uma queda de 6.016 mesários entre 2020 e 2018.

 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme relatórios enviados pelos TREs, atuarão em todo o país 1,4 milhão de mesários, sendo 670.958 pessoas que se cadastraram apenas este ano. O restante faz parte de um banco de dados de voluntários inscritos em outros anos.

 

De acordo com o TSE, o número menor de mesários nas Eleições de 2020 tem uma explicação: neste ano, foram convocadas quatro pessoas por seção; antes, eram seis. Também houve remanejamento, e estas eleições contarão com um número menor de seções.

 

Por conta da pandemia, cada mesário terá máscaras em três camadas de tecido, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social. Além disso, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários será on-line sempre que possível.

 

O serviço prestado pelo mesário não é remunerado. O mesário receberá auxílio-alimentação, certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital).


ClickPB

Brasil
Paraíba
Deixe seu Comentário

0 comentários: